PASSAGEM DE COMANDO

Academia da Força Aérea tem novo Comandante

Em cerimônia militar, a AFA se despediu do Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso e recebeu o Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo
Publicada em: 14/04/2023 16:21
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Chayanne
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Gabrielle Varela

A Academia da Força Aérea (AFA) se despediu, no dia 11/04, do Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso, que passou o Comando da Organização Militar e da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS) ao Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo.

A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior. Estiveram presentes, ainda, os Chefes de Divisões da GUARNAE-YS; o Graduado-Master da Guarnição, Suboficial Alexandro Augusto Cinat Carbonaro; além de autoridades civis e militares, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, veteranos e familiares.

Durante a solenidade, o Brigadeiro Gobett proferiu suas palavras de agradecimento e despedida à Guarnição de Pirassununga. “Uma intensa e desafiante jornada! Dois anos vividos com ânimo e alegria, durante os quais a honra e a responsabilidade do Comando estiveram ao lado da oportunidade e do privilégio de exercê-lo à frente de homens e mulheres de espírito solidário, comprometidos, orgulhosos do resultado do seu trabalho”, afirmou.

O Brigadeiro Gobett enfatizou a amizade entre as escolas de formação, como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e a Escola Naval (EN), além de realçar o suporte recebido das Organizações de ensino da FAB em prol da formação do militar. “Esse apoio incondicional possibilitou à AFA atingir suas metas administrativas, operacionais e acadêmicas. A busca contínua da excelência administrativa e operacional sempre esteve acima dos direitos e interesses individuais e, assim, juntos, colaboramos com a evolução desta Instituição octogenária”, destacou.

Ao se dirigir ao novo Comandante, o Brigadeiro Gobett desejou sucesso na nova missão e na fase que se iniciam na AFA. "Estou convicto de que seu perfil, sua competência e suas características - sobriedade, equilíbrio e bom senso - irão avigorar essa nova fase da trajetória do Ninho das Águias”, disse.

Na oportunidade, o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos destacou os 17 anos de trajetória na GUARNAE-YS e enalteceu os feitos do Brigadeiro Gobett à frente da Instituição, de piloto com notáveis marcas operacionais na Academia até se tornar comandante da mesma. "O Brigadeiro Gobett demonstrou toda sua capacidade de gestão e liderança no desenvolvimento de diversos projetos que trouxeram ainda mais brilho para o Ninho das Águias, como: a implantação dos simuladores de voo T-4000 Modernizados; o recebimento das aeronaves T-27 Tucano modernizadas; e a conclusão de toda a instrução aérea no 1º EIA em 2022", disse. Por fim, ressaltou que foi criado um alicerce para que o próximo comandante possa continuar a desenvolver os projetos estratégicos estabelecidos para a AFA.

Após a passagem de comando, o Brigadeiro Gobett passa a exercer o cargo de Chefe da Subchefia de Planejamento e Controle do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), em São Paulo (SP). 

O Novo Comandante

O Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo é natural de João Pessoa/PB. Ingressou na Força Aérea em 01/02/1986 e foi promovido ao atual posto em 31/03/2021. Dentre os principais cargos exercidos, destacam-se os de Comandante do Grupo de Transporte Especial, Comandante da Base Aérea de Salvador, Adido Aeronáutico do Brasil no Paraguai, e Subchefe de Política e Estratégia e de Assuntos Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. O novo comandante possui mais de 4.000 horas de voo.

Fotos: Soldados João Oliveira e H. Pereira / AFA

imagens/original/45336/Passagem_de_Comando_AFA_HPE_(10).jpg
imagens/original/45336/Passagem_de_Comando_AFA__(1).jpg